Pensando em revisar este conteúdo para público interessado nas práticas técnicas coloco aqui as aulas visuais que aplico nesta área:
Todas as imagens são retiradas dos livros: Anatomia orientada para Clínica do Möller, Técnicas Radiológicas do Carlos Américo, Técnicas Radiológicas do Bontrager e Posiciones Radiológicas do Möller, Anatomia Humana do Netter.
Vamos recordar a anatomia Óssea:
Assim começamos as Técnicas Radiológicas dos Dedos dos Pés (Polidátilos) até a Cintura pélvica (bacia):
Halux: (dedão do pé)
Pé:
Mostra um gráfico com as rotinas possíveis
Calcâneo:
Tornozelo:
Anatomia com os ligamentos:
Incidências:
Perna:
Anatomia:
Técnicas:
Joelho:
Anatomia:
Técnicas:
Vamos colocar algumas Técnicas Especiais que podem ser solicitadas:
Patela, aqui vamos lembrar do nome que foi utilizado durante muito tempo Rótula, hoje este nome não é mais utilizado, por isto fiz questão de deixar para relembrar que mesmo a anatomia sofreu modificações nos seus nomes anteriores, se alguém pegar livros antes da reforma ainda encontrará, rótula e não patela:
Anatomia:
Técnica:
Importante salientar que também já foi feito de barriga para baixo com flexão de 30 graus, mas na atualidade devemos fazer de barriga para cima e respeitar os movimentos do joelho.
Estes 4 ângulos tem a ver com a funcionalidade do movimento e encaixe da patela e seu espaço não igual refere a uma ou mais patologias.
Coxa ou Fêmur.
No caso do raio-x queremos visualizar o osso que se chama Fêmur, porem é comum o pedido de raio-x de coxa direita ou esquerda, por se tratar do todo.
Mas as pode se pedir o estudo só da articulação coxo-femural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário