sábado, 2 de novembro de 2013

Revisando incidências radiológicas de Membros Inferiores

Revisando Técnicas Radiológicas de Membros Inferiores.
Pensando em revisar este conteúdo para público interessado nas práticas técnicas coloco aqui as aulas visuais que aplico nesta área:
Todas as imagens são retiradas dos livros: Anatomia orientada para Clínica do Möller, Técnicas Radiológicas do Carlos Américo, Técnicas Radiológicas do Bontrager e Posiciones Radiológicas do Möller, Anatomia Humana do Netter.

Vamos recordar a anatomia Óssea:


Assim começamos as Técnicas Radiológicas dos Dedos dos Pés (Polidátilos) até a Cintura pélvica (bacia):

Halux: (dedão do pé)
Pé:

Mostra um gráfico com as rotinas possíveis







Calcâneo:





Tornozelo:
Anatomia com os ligamentos:

Incidências:




Perna:
Anatomia:

Técnicas:


Joelho:
Anatomia:
Técnicas:


Vamos colocar algumas Técnicas Especiais que podem ser solicitadas:







Patela, aqui vamos lembrar do nome que foi utilizado durante muito tempo Rótula, hoje este nome não é mais utilizado, por isto fiz questão de deixar para  relembrar que mesmo a anatomia sofreu modificações nos seus nomes anteriores, se alguém pegar livros antes da reforma ainda encontrará, rótula e não patela:
Anatomia:



Técnica:


Importante salientar que também já foi feito de barriga para baixo com flexão de 30 graus, mas na atualidade devemos fazer de barriga para cima e respeitar os movimentos do joelho.
Estes 4 ângulos tem a ver com a funcionalidade do movimento e encaixe da patela e seu espaço não igual refere a uma ou mais patologias.

Coxa ou Fêmur.
No caso do raio-x queremos visualizar o  osso que se chama Fêmur, porem é comum o pedido de raio-x de coxa direita ou esquerda, por se tratar do todo.

Mas as pode se pedir o estudo só da articulação coxo-femural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário